O que é?
A função PROJ.LIN é a primeira entre duas funções de análise de regressão disponíveis no Excel, juntamente com a função PROJ.LOG. Ela é uma solução completa para regressão linear usando o método dos mínimos quadrados.
PROJ.LIN resolve o sistema linear Y = MX + b. Y, M e X são vetores-linha ou coluna de comprimento apropriado: a função recebe Y, X e devolve M. Esta função também é capaz de fornecer estatísticas a respeito do processo de regressão, incluindo o erro máximo em cada variável, r2 e informações para teste F.
Como aplicar a função
Utilize a seguinte fórmula:
=PROJ.LIN(y_conhecidos; x_conhecidos; constante; estatísticas)
- Y_conhecidos é um intervalo (linha ou coluna) contendo os valores conhecidos na relação Y = MX + b;
- X_conhecidos é o intervalo de valores de X disponíveis na relação Y = MX + b. Se este parâmetro não for fornecido, a função presumirá o intervalo {1, 2, 3...} para os valores conhecidos;
- Constante é um valor lógico que determina se a constante b é diferente de zero (VERDADEIRO) ou não (FALSO);
- Estatísticas é um valor lógico que determina se a função deve devolver as estatísticas de regressão ou não. Se estatísticas recebe o valor FALSO, a função devolverá apenas os coeficientes M.
PROJ.LIN devolve uma matriz de 5 linhas (se estatísticas está ajustado para VERDADEIRO) e n colunas, onde n é o número de variáveis de X. Dessa forma, PROJ.LIN deve ser utilizada como uma fórmula matricial.
No exemplo a seguir, desejamos elaborar um modelo de regressão para as vendas de uma sorveteria. Temos o volume de vendas e a temperatura média de quinze dias consecutivos, como na tabela abaixo: pressupõe-se que a relação entre temperatura e vendas seja aproximadamente linear. Observe:
Aplicaremos a função PROJ.LIN como uma fórmula matricial na região retangular de duas colunas e cinco linhas acima (E14:F18). Siga os seguintes passos:
- Selecione o intervalo E14:F18;
- Abra o assistente de função;
- Selecione a categoria Estatística, e em seguida, a função PROJ.LIN. Clique OK;
- Insira os argumentos da função conforme a imagem abaixo. O intervalo de Y conhecidos é C14:C28; X conhecidos é B14:B28. Os argumentos seguintes são ajustados para VERDADEIRO: desejamos que a constante b seja livre e queremos as estatísticas de regressão. Observe o preenchimento dos campos:
Pratique!
Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha "salvar como".
Ao terminar, não clique OK: pressione as teclas Ctrl + Shift + Enter para que a fórmula seja executada em modo matricial. Caso contrário, a fórmula será preenchida apenas em E14, em vez de todo o intervalo selecionado. Observe o resultado:
Exemplo
Os valores acima fornecem várias informações sobre a regressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário