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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Conceito de GVA (Geração de Valor Agregado)




GVA - Geração de Valor Agregado

Entendendo o conceito

1. O que é
2. Para que serve
3. Quem já está usando no Brasil
4. Exemplo
5. Complementando a perspectiva financeira do BSC (Balance Score Card).

1. O que é “GVA/MVA”

“GVA” (Geração de Valor Agregado) e “MVA” (do inglês Market Value Added),Valor de Mercado Agregado, é um método criado pela empresa de consultoria americana Stern Stewart, para determinar quem está fazendo um melhor uso do capital investido.

O “MVA” é a diferença entre o valor de mercado de uma empresa (quanto se obteria ao se vender todas as suas ações) e o capital investido pelos acionistas. Se o valor for positivo, pode-se dizer que a empresa realmente criou valor para quem tiver suas ações. Pode-se dizer também que o “MVA” captura as estimativas de mercado quanto às perspectivas de crescimento da empresa.

O “MVA” mede o valor acumulado em toda a trajetória de uma empresa numa determinada data. Para calcular a riqueza criada num determinado espaço de tempo-um ano, por exemplo- há um outro instrumento. É o “GVA”. Ele mostra que não basta apenas a empresa apresentar lucros fantásticos se o capital aplicado para chegar aos resultados for muito maior. Sua fórmula é simples: é o lucro operacional líquido da empresa no período menos o custo total do capital investido, ou menos a taxa de ganho que os investidores poderiam obter se fizessem outras aplicações com o mesmo risco.

O “GVA” indica como o capital é empregado em cada operação da empresa. Ou seja, a sua rentabilidade real. É um conceito mais fácil de ser entendido mesmo pôr aqueles que não dominam a leitura de balanços. Com o “GVA” é possível analisar com quanto cada atividade contribui na criação de valor de uma empresa.

2. Para que serve o “GVA/MVA”

O “MVA” e “GVA” não são apenas métodos de avaliação do desempenho de empresas ou instrumentos usados pêlos analistas para recomendar a compra (ou venda) de suas ações. Eles servem também como uma ferramenta de gestão empresarial cada vez mais adotada em todo o mundo.

O controle do tamanho ideal dos estoques, a compra de determinado equipamento, a manutenção ou venda de alguma unidade de produção são decisões que podem ser balizadas pelo “GVA”. Como assim? Os administradores de empresas devem medir qual o valor agregado (ou destruído) pôr medidas como essas antes de tomar qualquer decisão. Com o “GVA”, todos usam uma mesma ferramenta para examinar os resultados: gerentes, acionistas e até os analistas do mercado financeiro.
A facilidade de compreensão permite ainda que o “GVA” seja usado como medida de avaliação de rentabilidade de cada operação da empresa. Mais do que isso. Ele serve como base para a remuneração variável (bônus e gratificações pôr desempenho) dos funcionários e executivos. Quem consegue agregar valor à empresa, ou pelo menos à sua unidade de negócio, ganha mais pôr isso. As empresas que utilizam o “GVA” têm condições de criar um vínculo maior entre os interesses dos funcionários e dos acionistas, aumentando o comprometimento de cada um com os seus resultados.

3. Quem já está usando o método aqui no Brasil

Apesar de ser bastante difundido nos Estados Unidos, aqui no Brasil ainda são poucas a empresas que estão usando o “GVA”. A Brahma, a Globopar, a Embratel, a Coca-Cola, a Sadia, a Perdigão e a SPX Corporation, são as primeiras a usá-lo na sua administração.

4. Um exemplo de “GVA”

Vamos supor que você recebeu uma herança inesperada no valor
de R$ 10.000. Você pode colocar o dinheiro na poupança e receber 10% ao ano, mas em vez de fazer isso decide realizar o sonho de sua vida e abrir uma pizzaria. No final do ano, seu lucro depois dos impostos foi de R$ 1.500. Se tivesse investido na poupança, teria recebido R$ 1.000.

LUCRO DA PIZZARIA R$1.500
(-) CUSTO DE OPORTUNIDADE R$1.000
= GVA R$ 500
Você ganhou R$500 a mais do que teria ganho na poupança. Isto é “GVA”.

Custo de oportunidade

Se tivesse investido na poupança, teria recebido R$1.000 no final do ano. Para investir na pizzaria, você abriu mão da oportunidade de ganhar R$1.000 na poupança, já que você não pode investir os R$10.000 em dois lugares ao mesmo tempo. Pôr isso chamamos os R$1.000 de custo de oportunidade.

Risco e retorno

Para decidir o que fazer com o dinheiro, precisamos considerar o risco do investimento. Se você aplicar na poupança, irá ganhar com certeza os 10%,portanto praticamente não existe risco. No caso da pizzaria, o risco é muito mais alto. Você pode ficar rico ou então ir à falência em pouco tempo.

A decisão de correr ou não risco é pessoal, mas intuitivamente podemos dizer que investimentos de maior risco precisam oferecer maior retorno para atrair os investidores. Do contrário, todos investiriam na aplicações mais seguras. Continuando o exemplo, vamos supor que depois de um ano apareceu alguém interessado em comprar a sua pizzaria, e oferece pôr ela R$18.000. Você investiu R$10.000 na pizzaria, e se resolver vender irá ganhar R$8.000.
VALOR DE MERCADO R$18.000
(-) SEU INVESTIMENTO R$10.000
= VALOR DE MERCADO AGREGADO R$ 8.000
Portanto, durante o primeiro ano o valor de sua pizzaria aumentou R$8.000. Em outras palavras, você criou R$8.000 de valor para você. Chamamos isso de “MVA”- Valor de Mercado Agregado.

Expectativa do mercado

Pôr que o comprador se dispôs a pagar pela sua pizzaria mais do que você investiu? Com certeza não foi devido a sua genialidade. Ele só vai pagar mais pela sua pizzaria porque espera no futuro recuperar esse investimento. Na verdade, ele acredita que no futuro a pizzaria continuará a gerar “GVAs” maiores a cada ano e, consequentemente, aumentar a riqueza do comprador.

O que podemos fazer para aumentar o “GVA”?

Existem basicamente três caminhos para aumentar o “GVA”:
1) Aumentar o resultado operacional.Vender mais produtos com preço melhor;
.Otimizar a malha de distribuição;
.Aumentar a produtividade em vez de construir novas fábricas;
.Baixar os custos variáveis, fixos e despesas operacionais (vendas, distribuição e
administrativas).
2) Diminuir o capital empregado.Reduzir estoques;
.Reduzir contas a receber;
.Utilizar capital não oneroso de terceiros(negociar maiores prazos de pagamento
com nossos fornecedores, maior prazo de pagamento para tributos, etc);
.Vender ativos não produtivos.
3) Investir capital em projetos de alto retorno.Investir somente em projetos que assegurem uma taxa de retorno maior do que
o custo do capital investido.
5. Complementando a perspectiva financeira do BSC (Balanced ScoreCard)
O “GVA” é a síntese do desempenho econômico e financeiro da Empresa e quando usado em conjunto com a árvore Dupont, mostra de forma simples e objetiva,numa relação de causa e efeito, o impacto das decisões gerenciais em receitas, custos e despesas, sintetizado na margem operacional, bem como o impacto das decisões em estoques, contas a receber, fornecedores e imobilizado,sintetizado no giro dos ativos.
O produto da margem operacional versus giro dos ativos nos leva ao retorno sobre o capital empregado, do qual, deduzido o custo do capital nos leva, finalmente ao valor econômico agregado “GVA”. Quando usamos este método tendo como parâmetro de desempenho o nosso orçamento operacional, ou o nosso benchmark,(concorrente),podemos facilmente identificar os desvios e tomarmos as medidas corretivas para garantir a obtenção do resultado planejado.

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